Postagem em destaque

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Nesta solenidade de São Pedro e São Paulo recordamos o testemunho que esses dois grandes apóstolos deram de Cristo mediante o martírio. ...

Inicio » » A caridade em 1 Cor. 13, 1-13 e nos Escritos de SAMZ

A caridade em 1 Cor. 13, 1-13 e nos Escritos de SAMZ

10 de maio de 2018


A exortação de Paulo em 1 Cor 13,1-13 e partes do pensamento de Antônio Maria Zaccaria estão solidamente vinculadas pelo amor a Deus e ao próximo. Portanto, a caridade é concebida como o caminho, pelo qual todo carisma será sempre frutífero e importante.
I. A caridade é a força que permite a comunhão entre as pessoas. Ela consiste numa experiência trinitária que alimenta e orienta a vida dos cristãos. Portanto, para aprofundar dita experiência convém analisar, brevemente, o hino da caridade em 1 Cor 13,1-13. São treze versículos que, sem sombra de dúvida, se integram na literatura universal, nos quais nos é dado ver uma nova perspectiva de vida. A passagem está no centro da carta, e é parte de um estupendo projeto. De fato, é um pronunciamento pastoral de Paulo perante as dificuldades comunitárias da Igreja da cidade de Corinto, no século I. Efetivamente, o Apostolo coloca a caridade como fundamento da própria existência: ¨e não tivesse amor, nada seria¨ (v.2). Segundo esta línea, recomenda procurar este dom maior porque ilumina ocaminho e percebe o rumo do projeto de Deus. É a voz que exige fidelidade Àquele que nos amou por primeiro. Trata-se de uma graça que é, em si, a essência do cristianismo. O conteúdo pode ser dividido em três partes:
a) Sem amor até o melhor dos dons é nada (vv. 1-3): todos os dons e maravilhas mencionados são grandes, mas o amor é maior. Então todo carisma é importante quando não falta a caridade.
b) O amor produz todos os bens (vv. 4-7): sobretudo o amor foi revelado de modo total em Jesus Cristo; e tal realidade faz transcender toda a nossa vida cotidiana. Nisto consiste a exortação do Apostolo aos cristãos de Corinto: superar as dificuldades diárias com a força da caridade.
c) O amor já é agora o que será eternamente (vv. 8-13): Quem tem amor, tem tudo. O amor é perfeito porque é dado pela graça de Deus. É a mãe de todas as virtudes.
II. A espiritualidade de Santo Antonio Maria Zaccaria (1502-1539) é fundamentada na Sagrada Escritura e tem como modelo o apóstolo Paulo de Tarso e Cristo Crucificado. Então, obviamente, a caridade estará muito presente nos seus Escritos, vejamos apenas alguns pontos:
1) “O caminho da caridade e do amor de Deus”
1.1. A caridade é o caminho que conduziu Deus à terra (20412).
1.2. A caridade é o caminho que conduz o homem ao céu (20413).
2) “Modo de adquirir esta caridade e de ver se ela existe em você”, o amor do próximo:
2.1. “Não se pode fazer esta experiência, se não por meio do homem” (20419)
2.2. “Deus costuma agir em um homem por meio de outro” (20420)
2.3. “O homem deve ser curado pelo mesmo meio que o fez adoecer” (20421)
2.4. “O homem deve ser libertado das paixões por um outro homem” (20422)
Enfim, segundo Antônio Maria, a santificação significa amar a Deus sobre todas as coisas e, por seu amor, amar a todos: amar os amigos nele e amar os inimigos por amor dele. Quem fizer assim, será puro, tranquilo e sem inquietação (20323).

POR:












Anterior Proxima Página inicial